Poder e Cotidiano em Sergipe
Após denúncia de Kitty Lima, onze pessoas são autuadas por maus tratos a animais em Gararu 13 de Junho 18H:09

Após denúncia de Kitty Lima, onze pessoas são autuadas por maus tratos a animais em Gararu

A vereadora Kitty Lima (REDE) usou o grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 13, para alertar a população sobre maus-tratos contra animais no interior do Estado, mais precisamente no município de Gararu, onde bois estão sendo mutilados para prática de lazer de alguns vaqueiros.

 


O fato foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) e culminou em uma ação conjunta com a Polícia Civil e o Pelotão Ambiental na última sexta-feira, 09, durante uma corrida de bois em uma fazenda de propriedade de um vereador do município de Gararu.

 


O flagrante só foi possível graças a contribuição da vereadora Kitty Lima que comunicou a promotora de Justiça Rosane Guimarães, o dia e local para a operação, após tomar conhecimento do fato.

 


“Infelizmente tem muita gente achando que animal é brinquedo para ser usado em festinha. Em áudios em poder do MPE é possível perceber que os envolvidos nesses crimes de maus-tratos falam em ‘torar’ o rabo dos bois, isto é, cortar o rabo do animal com facão para dificultar a derrubada do boi durante as festas de vaquejada”, relatou Kitty.


De acordo com a parlamentar, ao chegarem ao local, policiais e os promotores de Justiça constataram que os animais foram mutilados para serem utilizados em vaquejadas.


“Que eu sou contra a vaquejada, todo mundo já sabe e isso não é novidade para ninguém. Mutilar um animal de forma cruel, arrancando o rabo a golpes de facão, não tem como uma pessoa que faz uma atrocidade dessa dizer que não sabia que isso é maus-tratos. Elas sabem sim, mas se garantem na impunidade, e eu garanto a essas pessoas que elas serão penalizadas”, afirmou Kitty.


Durante a operação, 15 animais foram apreendidos e seu donos foram autuados, 11 celulares com áudios trocados entre os participantes dos crimes de maus-tratos também foram apreendidos e a fazenda onde ocorriam as ‘festas’ com os animais foi lacrada.


Eu lamento muito o fato do dono da fazenda ser um vereador daquele município porque ele dá um péssimo exemplo para a população e mancha a reputação de toda a cidade. Esses criminosos não ficarão impunes, vou acompanhar esse caso de perto como protetora dos animais para assegurar à população de Gararu que todos os envolvidos serão devidamente punidos como manda a lei”, garantiu a vereadora, que mandou um recado para quem comete esse tipo de crime em qualquer região do Estado.


“Muitas pessoas acreditam estar agindo de forma sorrateira e que seus atos não serão descobertos, mas eu garanto que vai sim. E que esse caso sirva de exemplo para quem pratica crimes desta natureza em outros municípios. Nós chegaremos até vocês também”, alertou a parlamentar e defensora da causa animal.

 

Assessoria

Foto: César Oliveira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.