Poder e Cotidiano em Sergipe
Anatel recebe cerca de 13 milhões de reclamações por ano 3 de Abril 13H:37
SERVIÇO

Anatel recebe cerca de 13 milhões de reclamações por ano

Principais demandas são sobre problemas com serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e serviço de internet

Você sabia que, como consumidor de serviços de telecomunicações, qualquer brasileiro tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de serviços, quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações?

Segundo a agência reguladora, o ideal é que você fale primeiro com a operadora, anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. Esse protocolo vai ser a prova de que a operadora sabe do problema e lhe deve uma resposta.

Agora, se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, você pode entrar em contato com a Anatel.

De acordo com o superintendente executivo da autarquia, Carlos Baigorri, é possível entrar em contato com a Anatel de diversas formas. Uma delas é por meio de uma central de atendimento telefônico, que é de graça.

“Sempre que o consumidor tiver algum problema com alguma empresa de telecomunicação, seja TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa, celular, a ANATEL tem um call center, que você pode ligar de graça no Brasil todo por meio do número 1331 e o nosso call center vai atrás das empresas para resolver o problema do consumidor. Nós recebemos de 12 a 13 milhões de ligações por ano no nosso call center, e nós temos um índice de resolutividade acima dos 90%”, disse Baigorri.

A central de atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às oito da noite. É possível também falar com a Anatel por outras três formas: pela internet, pessoalmente ou por meio de um aplicativo.

Para registrar e acompanhar reclamações, fazer denúncias, pedidos de informações e sugestões pela internet, acesse o site anatel.gov.br, entre na aba "consumidor" e clique em "fale conosco". Lembrando que esse acesso ao sistema é feito mediante cadastro do usuário.

Sala do Cidadão
A Anatel também disponibiliza em cada capital brasileira uma Sala do Cidadão para o consumidor que encontrar dificuldades em fazer o registro da solicitação por meio do atendimento telefônico, pela internet ou pelo aplicativo.

Há ainda a possibilidade de fazer a reclamação por meio do aplicativo “Anatel Consumidor”, que está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, e pode ser baixado nas lojas de aplicativos gratuitamente.

Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

*Com informações da Agência do Rádio

Foto: Divulgação/Anatel

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.