Poder e Cotidiano em Sergipe
80 mil latas de cervejas são apreendidas pela Secretaria da Fazenda em Cristinápolis 10 de Janeiro 8H:06
COTIDIANO

80 mil latas de cervejas são apreendidas pela Secretaria da Fazenda em Cristinápolis

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) flagaram na madrugada de ontem o transporte irregular de uma carga de cerveja em uma carreta tipo baú que transitava pela divisa sul do estado de Sergipe, no município de Cristinápolis, sentido estado da Bahia.

Na apuração do volume transportado, foi estimado um carregamento de quase 80 mil latas de cerveja, sendo toda a mercadoria avaliada em aproximadamente R$ 213 mil.

No momento da abordagem, o motorista do veículo prestou informações desencontradas sobre a origem, destinatário e documentação fiscal dos produtos transportados, alegando que não possuía as notas, fato registrado pelas equipes de fiscalização, motivando a retenção da mercadoria.

Em seguida, o veículo foi escoltado até uma das unidades de depósito da Sefaz para proceder o descarregamento.

Posteriormente, o motorista alegou que a carreta foi carregada no último sábado, 6, no estado da Paraíba, onde a cerveja foi adquirida no dia 4 e teria como destino a cidade de Salvador, apresentando neste segundo momento vários cupons fiscais - sem que justificasse de forma precisa o motivo de não ter apresentado a documentação no momento da abordagem.

De acordo com a equipe de auditores fiscais, há indícios de fracionamento da compra para burlar o pagamento do imposto.

A suspeita é da prática de efetuar inúmeras compras com valores baixos para indicar venda a consumidor final, embora os indícios apurados pela fiscalização sejam de operação comercial com a finalidade de revenda.

A mercadoria permanece retida pela Sefaz até que o proprietário ou responsável por ela se apresente e efetue o pagamento dos impostos devidos, acrescentados de multa em função da infração grave cometida.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.