Poder e Cotidiano em Sergipe
42% das mulheres brasileiras já sofreram assédio sexual, aponta Datafolha 1 de Fevereiro 9H:32
COTIDIANO

42% das mulheres brasileiras já sofreram assédio sexual, aponta Datafolha

42% das brasileiras com 16 anos ou mais declara já ter sido vítima de assédio sexual. A informação foi divulgada pelo Instituto de pesquisa Datafolha, que ouviu 1.427 entrevistadas em 194 municípios brasileiros.

Os números da pesquisa de opinião do Datafolha também apontam que é mais comum o relato de assédio entre as mulheres mais escolarizadas (57%) e de renda mais alta (58% na faixa com renda mensal familiar acima de 10 salários).

Entre as mulheres que estudaram até o ensino fundamental, 26% delas declaram já terem sido vítimas do assédio e 38% estão na faixa de renda familiar mais baixa, de até 2 salários.

A pesquisa também aponta que 47% das mulheres evangélicas se declararam vítimas de assédio, contrapondo 32% das católicas. Já 68% das vítimas declararam não ter religião.

As formas mais comuns são o assédio nas ruas e no transporte público. Nas ruas, uma em cada três brasileiras adultas (29%) declara já ter sofrido assédio sexual, sendo que 25% que sofreram assédio verbal e 3% físico.

O assédio em transporte público foi relatado por 22%, com incidência similar entre assédio físico (11%) e verbal (8%). O assédio no trabalho foi relatado por 15% das brasileiras, incluindo as formas de assédio físico (2%) e verbal (11%).

Há ainda 10% que já foram assediadas sexualmente na escola ou faculdade (8% verbalmente e 1% fisicamente) e 6% que já sofreram assédio dentro de casa (1% verbalmente e 4% fisicamente).

Confira a pesquisa completa.

*Com informações do Instituto Datafolha

Foto: Laura Benvenuti/Thinkstock

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.