Poder e Cotidiano em Sergipe
15 transexuais recorrem à Defensoria Pública para mudança de nome 30 de Janeiro 17H:21

15 transexuais recorrem à Defensoria Pública para mudança de nome

Cerca de 15 transexuais em Sergipe recorreram à Defensoria Pública do Estado para retificarem seu nome de registro. Os pedidos aconteceram durante um Mutirão de Atendimento promovido ontem pela instituição, na sede da Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra). Eles foram atendidos  pelos defensores públicos e membros do Núcleo de Direitos Humanos, Eric Martins e Rosana de Assis, além da psicóloga do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps),  Syrlene Besouchet.

Segundo o defensor público Eric Martins, a iniciativa do Mutirão foi levar informação e assegurar os direitos da classe dos transexuais. “A retificação por um nome feminino é fundamental para que eles tenham uma qualidade de vida melhor. A Defensoria Pública irá interpor as ações cabíveis, as quais deverão ser instruídas através de laudo psicológico do Ciaps e demais documentações que comprovem a necessidade de mudança do nome”, explicou.


“Considero essa iniciativa muito importante para tornar conhecido pela população o trabalho desempenhado pela Defensoria, além de facilitar o acesso dos assistidos aos nossos serviços”, pontuou a defensora pública, Rosana de Assis. 


Elen Vieira Suzuki disse que é muito constrangedor usar o nome masculino. “Quando vou ao médico, na hora de chamar, todos olham para mim com cara de espanto, pois como nasci homem e hoje meu corpo é de mulher eles ficam sem acreditar no que vêem. Infelizmente o preconceito ainda existe. Passamos por constrangimentos em todo lugar, principalmente nas Rodoviárias, por isso, o que queremos é o direito de mudar o nome para não passar por isso”, explicou.


“Acredito que através da Defensoria Pública possamos realizar o nosso sonho de sermos chamadas com o nome de mulher, que é isso que representamos e é o que queremos ser. É preciso que a sociedade tenha consciência de que não estamos fazendo mal a alguém, só queremos ser o que nós somos de fato e de direito”, completou Elen.


 A professora, assistente social e ativista do Movimento LGBT, Adriana Lohanna dos Santos, entende que o primeiro ato de inclusão das pessoas travestis e transexuais é o direito à identidade. “A primeira coisa que recebemos quando nascemos é o nome, então, o nome que está no registro é de outra pessoa que não nos identifica. A nossa iniciativa é lutar pelo direito ao nome e à identidade para que essas pessoas se sintam gente na sociedade e, a partir daí, não serem mais discriminados e terem direito a participarem de programas sociais”, disse.

 
“O preconceito é grande e a população LGBT ainda sofre bastante discriminação. Somos muito marginalizados, principalmente no emprego, onde muitos se negam a dar uma oportunidade a um travesti. Sem alternativas, alguns acabam trabalhando como profissionais do sexo. Imagina uma menina ir para entrevista de emprego e tem o nome de José e o entrevistador ver que é uma mulher? Como as pessoas se comportam? É complicado”, lamenta Lohanna.


Para a representante do movimento LGBT, a Defensoria Pública deu o primeiro passo na retificação do nome de um transexual em Sergipe. “Através da Defensoria temos conseguido alguns processos de retificação, o que representa um avanço, pois já começa a mudar a visão do Tribunal Justiça a cerca do que é a visibilidade do trans, do ser masculino e de que sexo biológico e identidade de gêneros são coisas diferentes. Podemos vivenciar outras formas de sexualidade na nossa vida e ela pode sim ter um órgão sexual masculino e se sentir mulher, ter um órgão feminino e se sentir homem, o que é possível”, frisou.


“A Defensoria Pública nos representa, é a casa da cidadania e a casa do povo. Temos ciência desse amparo jurídico e social da Defensoria e eu sou a prova real disso, porque foi através da Defensoria que consegui retificar o meu nome e o sexo. Foi um processo complicado e o primeiro do Nordeste, mas hoje me sinto feliz e representada pela instituição”, destacou Lohanna.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.