31/08
19:45

Eleições: 40,3% dos candidatos de Sergipe têm ensino médio completo

Segundo dados obtidos no sistema de registro de candidatura, em Sergipe 5.762 candidatos requereram o registro de suas candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Desse total, 5.302 pleiteiam a uma vaga nas Câmaras Municipais e o restante concorrem ao cargo de prefeito (230) e vice-prefeito (230).

 


Dos 5.762 candidatos cadastrados no Estado 2.327 possuem ensino médio completo, número que equivale a 40,3% do total. Aqueles que possuem ensino superior completo representam 18% do total, sendo 103 candidatos a prefeito, 75 a vice e 861 candidatos a vereador. No extremo oposto 146 candidatos (2,53%) se enquadram no campo "lê e escreve".

 


Fazendo uma leitura do grau de escolaridade dos candidatos a cargos majoritários (prefeito e vice), o sistema eleitoral apontou que 38% possuem nível superior completo e que 0,8% apenas leem e escrevem.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
19:34

Edvaldo e Eliane defendem ação mais efetiva da prefeitura na Segurança Pública

Atuar de forma mais efetiva sobre a Segurança Pública em Aracaju. Esta é uma das principais propostas do Programa de Governo do candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ele e sua vice, Eliane Aquino (PT), avaliam que, mesmo não sendo uma obrigação constitucional do município, a prefeitura deve dar a sua contribuição no combate à criminalidade.

 

“Sabemos que a Prefeitura de Aracaju não pode resolver sozinha o problema da segurança, mas eu e Edvaldo vamos repensar a política de Segurança Pública para torna-la mais eficiente, agindo em parceria com o Estado e buscando soluções para os problemas em nossa capital e assim garantir a tranquilidade dos aracajuanos”, afirma Eliane Aquino.

 

Para Edvaldo, é preciso “experiência e conhecimento sobre a cidade” para que a prefeitura possa agir contra o aumento da violência, sobretudo em ações de prevenção. “Temos hoje uma Guarda Municipal com efetivo superior a trezentos guardas, cuja atuação pode ser muito melhor explorada na proteção do cidadão, na atuação comunitária de forma preventiva e na interação com os movimentos sociais, sem negligência de suas obrigações legais. É preciso despertar o sentimento de prevenção, parceria com o cidadão e proteção generalizada”, argumenta.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
17:55

Obras da Usina Termoelétrica de Sergipe terão início em setembro

No próximo dia 28, será lançada a pedra fundamental da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. A notícia foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 31, durante audiência entre o governador Jackson Barreto e representantes do grupo GenPower.

 

A usina é a primeira do complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda, o qual funcionará no antigo polo cloroquímico do estado, na Barra dos Coqueiros, e será a maior obra de infraestrutura no Nordeste. Com investimento de mais de R$ 5 bilhões, o Complexo abrange também as usinas UTE Marcelo Déda e UTE Laranjeiras.



Sergipe terá a maior termoelétrica do Brasil e da América Latina. Isso demonstra o nosso potencial. Foi uma bela reunião, prática, rápida e eficiente. Nós faremos uma solenidade de lançamento à altura”, adianta o governador.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
17:43

Amorim: "Não há golpe, golpe será permitir que o caos que está no país se perpetue"

O Plenário do Senado aprovou a perda do cargo de presidente da República de Dilma Rousseff. Foram 61 votos a favor e 20 contra; já sobre o destaque da inabilitação por oito anos, o plenário rejeitou, sendo 42 favoráveis, 36 contra e 3 abstenções.

 

Eram necessários dois terços dos senadores para aprovar. Os três senadores sergipanos votaram pelo impedimento e apenas Eduardo Amorim (PSC-SE) votou pela inabilitação. Valadares foi contrário (PSB-SE) e Maria do Carmo (DEM-SE) se absteve.

 

O presidente do Supremo e do processo, Ricardo Lewandowski, leu a sentença de Dilma Rousseff, condenada a perda do cargo, mas sem inabilitação a funções públicas. Após a leitura da resolução do Senado com a condenação da presidente afastada e envio à publicação foi encerrada a sessão do julgamento do impeachment.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
17:21

“Dilma já vai tarde. Mas Temer não serve também. É preciso derruba-lo”, diz Vera Lúcia

A candidata a prefeita de Aracaju pelo PSTU, a operária Vera Lúcia, afirmou em plenária com apoiadores de campanha que os trabalhadores e o povo pobre não devem derramar lágrimas por quem os enganou.

 

“Para o PSTU, Dilma Rousseff (PT) já vai tarde. Os trabalhadores e o povo não derramarão uma lágrima por quem os enganou. A saída, no entanto, não é Michel Temer (PMDB), o vice de Dilma, ou esse Congresso Nacional de picaretas que até pouco tempo atrás estava junto com o PT. Temos de colocar para fora Temer e seus ataques e impedir que Dilma volte para continuar nos atacando. Temos de ir à luta para derrubar esse Congresso e exigir eleições gerais já com novas regras”

 
Vera Lúcia frisou que o povo está cansado da hipocrisia que tomou conta da política brasileira. “Mas se é verdade que a grande maioria dos trabalhadores e da população quer que Dilma saia, é verdade também que não deseja ver Temer em seu lugar. O povo não quer Dilma, nem Temer, e muito menos esse Congresso Nacional corrupto. O povo está cansado dessa hipocrisia, desse teatro de faz-de-contas em que os políticos brigam na frente das câmeras, mas riem e tomam cafezinho juntos nos bastidores”, disse.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
17:13

Maria do Carmo diz que votou com consciência pelo afastamento de Dilma

Ao votar favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) disse que o fez com plena consciência e convencida da responsabilidade da petista em relação aos crimes praticados por ela e denunciados ao longo dos últimos meses e devidamente investigados pelas instâncias adequadas.


“Na verdade, não estava ali votando porque era Dilma, pois poderia ser qualquer outro presidente. O fato é que tomamos uma decisão, convicta da necessidade de o Brasil voltar a crescer, ter a sua confiança retomada e o seu povo voltar a ter orgulho de ser brasileiro”, justificou Maria.

 

A democrata destacou a sua crença de que o novo presidente, Michel Temer (PMDB) trabalhará nessa perspectiva. “Ele já demonstrou, ao longo dos últimos meses, o seu compromisso com o Brasil e com os brasileiros”, disse. De acordo com ela, a crise gerada nas gestões do PT e alargada no Governo de Dilma não está sanada, “mas não podemos negar que ela vem sendo freada. Que o país tem voltado aos trilhos do crescimento e da estabilidade econômica”.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
12:06

SSP anuncia envio de projetos de lei das carreiras de PM e CB à Alese

O Secretário de Segurança Pública, João Batista dos Santos Júnior, e os comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcony Cabral e Regnaldo Dórea, respectivamente, realizaram uma formatura geral com os militares estaduais na manhã desta quarta-feira, 31, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), para anunciar que neste mês de setembro os projetos que tratam da Lei do Subsídio e da Promoção por Tempo de Serviço (PTS) serão encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado.

 

A determinação para o envio dos projetos à Alese foi feita pelo próprio governador Jackson Barreto. Os projetos serão finalizados em seus aspectos técnico, financeiro e legal junto à Secretaria de Estado do Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Durante a formatura, o secretário enfatizou que embora o projeto esteja sendo moldado pelo corpo técnico do governo, a sua estrutura basilar não será mudada e todos os direitos serão preservados.

 

João Batista“Estamos aqui como porta-vozes do governo para dizer que a tropa fique tranquila porque o projeto que foi feito pela comissão está sendo trabalhado para dar viabilidade técnica a fim de ser encaminhado nos próximos dias para a Assembleia”, disse João Batista.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
11:30

MPE recomenda que governo não atrase repasses

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu uma recomendação ao Poder Executivo do Estado de Sergipe, para que o Governo do Estado não atrase mais o repasse de duodécimos aos Poderes Legislativo, Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

 

A recomendação foi dirigida ao governador Jackson Barreto (PMDB) e ao Secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos. A medida tem caráter preventivo, com o objetivo de evitar eventuais demandas judiciais, alertaram os promotores que assinaram o texto.

 

O MPE diz que foram constatados frequentes atrasos no repasse e recomenda que o governo encaminhe as verbas ou disponibilize os valores correspondentes às dotações orçamentárias em conta bancária, até o dia 20 de cada mês – incluindo aí os recursos correspondentes a créditos suplementares e especiais.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
11:26

Prefeitura inicia hoje pagamento da folha

Mesmo com as dificuldades financeiras baseada na queda orçamentária, a Prefeitura de Aracaju inicia nesta quarta-feira, 31, o pagamento dos servidores estatutários da administração direta com as seguintes pastas:

Leia Mais

SERVIÇO
Com.: 0
31/08
11:10

Emmanuel continua reivindicando uma praça para o Agemenon Magalhães

O vereador Emmanuel Nascimento tenta (PT), há muito tempo, a construção de uma praça no Conjunto Agamenon Magalhães, bairro José Conrado de Araújo. Inclusive, é autor de diversas proposituras que pedem a construção de uma praça no local.

 

Dessa forma, Emmanuel explicou durante a Sessão Plenária desta quarta-feira, 31, que o Estado doou um terreno aos representantes da Igreja dos Capuchinhos e que a prefeitura até tentou reformar a praça que já existia no local, mas a Igreja não permitiu, dizendo e provando que o terreno é dela e a partir de então a praça deixou de existir. 

 

“Por essas questões, hoje a comunidade não tem uma praça. Os terrenos que tinham disponíveis foram ocupados. Infelizmente, a igreja de forma nenhuma permitiu fazer a praça, disse que o terreno era dela e que não abriria o espaço para fazer a praça, por isso. No entanto, eu e Marcelo Déda começamos a negociar com a Arquidiocese para ver se permitiam a construção, mas não conseguimos pois a Arquidiocese disse que no local seria construída uma paróquia. E eu entendi que não deveria brigar com a igreja, sou temente a Deus, lamento que tenham tomado essa decisão, mas, o terreno é deles”.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/08
07:19

Desemprego aumenta o número de casos de depressão

O Brasil já tem mais de 11 milhões de desempregados e a reação à perda do emprego pode suscitar diferentes reações no indivíduo. A depressão pode estar sujeita a experiência de vida, do modo de pensar e da forma como o indivíduo encara as adversidades. Existem alguns agravantes que contribuem para acelerar o processo depressivo como o tempo de trabalho no antigo emprego o efeito surpresa.

 


"Quando o desemprego acontece, o medo, a vergonha, a culpa e até a sensação de perda de identidade pessoal podem assaltar quem se vê obrigado a iniciar uma nova etapa profissional e social", explica o psicólogo clínico e coaching, Alessandro Vianna.

 


O preconceito em relação à doença e o desconhecimento popular sobre ela também dificultam o diagnóstico e o tratamento correto da depressão, porque atribuem ao doente a fama de preguiçoso, encostado, quando na verdade ele está sofrendo com os sintomas da doença.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
31/08
07:16

Comissão especial da Câmara aprova Marco Regulatório dos Jogos

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discutia o Marco Regulatório dos Jogos (Projeto do Lei 442/91) aprovou no final da noite de ontem (30) o substitutivo do relator, deputado Guilherme Mussi (PP-SP), que legaliza e regulamenta as atividadades de cassinos, jogo do bicho e bingos no Brasil. O texto segue agora para ser votado no plenário da Casa.



O Marco Regulatório dos Jogos prevê que os cassinos só poderão ser criados em estabelecimentos hoteleiros integrados, como resorts, com áreas de hotelaria, lazer e espaços culturais. Estados com mais de 25 milhões de habitantes poderão ter, no máximo, três cassinos.

 

Os estados que tenham população entre 15 milhões e 25 milhões poderão ter dois e os com menos de 15 milhões de habitantes poderão ter um cassino. As concessões terão validade de 30 anos e serão feitas por meio de licitação, na modalidade concorrência pública por técnica e preço.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
NewsLetter
Cadastre seu e-mail e receba novidades!




Categorias