29/05
12:17

Secretário recebe visita do tenista do Aracaju Bolsa Atleta Vinicius Gomes

Mesmo morando no Estado de São Paulo há oito meses, o tenista de campo Vinicius Gomes não perdeu as raízes aracajuanas. O participante do Aracaju Bolsa Atleta visitou a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp) com várias conquistas penduradas no pescoço na tarde desta quarta-feira, 27, onde foi recepcionado pelo secretário Carlos Eloy e o coordenador do programa, Jônatas Borba.

Só em 2015, Vinicius, que tem apenas 16 anos, participou de sete campeonatos brasileiros e um mundial, dos quais venceu seis nacionais disputados. No momento, o bolsista está vinculado a uma academia em São José dos Campos/SP, mas retornou à cidade natal nesta semana para participar do Campeonato Sergipano de Tênis de Campo. Vinicius já venceu a primeira partida disputada, voltando a jogar pelo Sergipano na próxima sexta-feira, 29.Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
29/05
12:16

Modernização do painel eletrônico garante mais transparência e agilidade à atividade legislativa

Agilidade, transparência e modernização. Essas são algumas das características que marcam a atual fase do sistema de votação do Plenário do Senado, com a inauguração das novas funcionalidades do painel eletrônico, nesta semana. A partir de agora, é possível registrar a orientação dos líderes durante as sessões e realizar votações simbólicas (aquela em que o voto do líder representa o voto de toda a bancada). Além disso, o presidente do Senado pode controlar a votação, por meio de um equipamento touch screen. Em breve deve haver uma sincronização entre os sistemas do Plenário e das comissões, por meio da implantação de biometria.

De acordo com Sérgio Bonifácio, titular da Coordenação do Sistema de Votações Eletrônicas (Cosve), a mudança integra um projeto de modernização que vem sendo desenvolvido em etapas. A primeira fase foi concluída no fim de 2014, com a troca de painéis.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
29/05
12:15

Despacho de Juiz de Lagarto mantém mandato de Valmir na AL

O juiz da Comarca de Lagarto, Edinaldo César Santos Júnior, concedeu um despacho nessa quinta-feira (28), indeferindo o pleito do Ministério Público Estadual, garantindo que o processo sobre a Ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Lagarto e hoje deputado estadual, Valmir Monteiro (PSC), não transitou em julgado como fora amplamente divulgado por setores da imprensa.

Em seu despacho, o magistrado coloca que “verificando que a decisão de 27/04/2015 encontrava-se pautada exatamente em certidão de trânsito em julgado, tendo sido este certificado inexistente, havendo recurso pendente em sede desta Ação de Improbidade Administrativa, indefiro o pleito do Ministério Público formulado no dia 29 de abril de 2015. Além disso, pelo mesmo motivo acima externado, torno sem efeito o despacho do dia 27/04/2015”. O magistrado ainda coloca que “por fim, o Ministério Público, nesta data, reitera o seu pleito de 29/04/2015, fazendo referência a acórdão exarado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (em decisão unânime de seus pares) no bojo do Agravo Regimental nº 201500711713, interposto pelo réu José Valmir Monteiro contra a decisão exarada nos autos do Agravo de Instrumento nº 201500711000. Entretanto, vale ressaltar que a decisão impugnada pelo Agravo referido acima era a do dia 27/04/2015, a qual no parágrafo anterior fora tornada sem efeito”.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
29/05
12:14

Confirmada criação da CPI da CBF

Nenhum senador retirou até a meia-noite de quinta-feira (28), conforme a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a assinatura do requerimento de criação da CPI proposta para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo FIFA 2014.

O requerimento, com 53 assinaturas, foi protocolado pelo senador Romário (PSB-RJ) e, encerrado o prazo de retirada de assinaturas, a comissão está pronta para ser instalada. Os líderes partidários têm agora cinco dias para indicar os senadores que integrarão o colegiado, o que leva em conta o cálculo de proporcionalidade das bancadas e partidos no Senado.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
28/05
21:59

Aracaju se prepara para receber o Mundial Escolar de Vôlei de Praia

 Após o sucesso dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizados no ano passado, Aracaju se prepara para receber o maior evento esportivo escolar já realizado no Brasil: o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. A competição, promovida pela International School Federation (ISF), com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), acontecerá entre os dias 13 e 20 de junho, com a participação de 20 países.

No último campeonato mundial, realizado em 2013 na Manfredônia, o título foi conquistado pela dupla sergipana Duda/Carol, integrantes do Programa Bolsa Atleta. Naquela oportunidade, o prefeito João Alves Filho foi o presidente de honra do evento esportivo e assinou, sem restrições, o protocolo de intenções, garantindo que a competição fosse realizada em Aracaju, que já atendia todas as exigências constantes no caderno de encargos.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
28/05
21:56

Plenário aprova novo socorro a estados e municípios em dificuldades


O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) mais um socorro financeiro a estados e municípios em dificuldades. Aqueles que tiveram perda de arrecadação com a exploração de petróleo, gás natural, recursos minerais e recursos hídricos (para geração de energia elétrica) poderão tomar empréstimos como antecipação de receitas sem se sujeitar aos limites de endividamento previstos na Resolução 43/2011, do Senado.

A excepcionalidade é aberta em projeto de resolução do Senado (PRS 15/2015), de autoria de Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que já havia sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto, que altera a Resolução 43/2011, será promulgado pela Mesa do Senado.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
28/05
21:53

Terceira MP do ajuste fiscal do governo é aprovada pelo Senado

 Mais uma medida integrante do ajuste fiscal do governo foi aprovada pelo Senado. É o PLV 6/2015, resultado de alterações na Medida Provisória 668/2015, que aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobre as importações, o PIS/Pasep e a Cofins. O texto foi aprovado por votação simbólica, do jeito que veio da Câmara, sem novas mudanças.

A intenção do governo é dar isonomia tributária e impedir que produtos nacionais paguem mais tributos que os importados. As mudanças propostas e as majorações de algumas alíquotas deverão gerar arrecadação extra de R$ 694 milhões em 2015 e, a partir de 2016, de R$ 1,19 bilhão ao ano.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
28/05
08:22

Fábio Reis pede celeridade em obras e liberação de recursos no Turismo


Na tarde desta quarta-feira (27), o deputado federal Fábio Reis esteve no ministério do Turismo, acompanhado do prefeito de Laranjeiras, Juca Bala, onde solicitou a liberação de recursos para obras em Maruim e celeridade na análise de processos relativos às obras da orla de Laranjeiras.

O parlamentar destacou a importância da revitalização da orla de Laranjeiras. “O município é um dos treze que fazem parte do Polo Costa dos Coqueirais, na costa litorânea do estado, então precisamos investir no turismo desta belíssima cidade histórica, rica em cultura e lazer”, frisou.

“Estas obras serão responsáveis por um grande desenvolvimento socioeconômico no município, sem contar o crescimento do turismo em uma cidade tão próxima da capital, Aracaju”, completou.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
27/05
21:20

PROJETO DE GUSTINHO REDUZIRÁ NÚMERO DE ASSALTOS A ÔNIBUS

Na manhã desta quarta-feira (27), o Deputado Gustinho Ribeiro usou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender a tramitação e aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que irá coibir e reduzir o crescente número de assaltos nos veículos de transporte público.

Se aprovado, o PL obrigará as empresas de ônibus a instalarem um dispositivo de alcance apenas do motorista. No momento do assalto o dispositivo será acionado pelo motorista e no letreiro externo do ônibus aparecerá a mensagem “ASSALTO-POLÍCIA190”, chamando a atenção de todos que estiverem nas vias onde o veículo circular. Deste modo, qualquer cidadão que ver o aviso poderá ligar para a polícia denunciando o delito.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
27/05
21:15

Emmanuel defende o governador de afirmações de João Alves

O presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores e líder do Partido na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, usou a tribuna nesta terça-feira (27) para rebater as afirmações do prefeito João Alves Filho (DEM), segundo as quais, há seis meses tenta ser recebido pelo governador Jackson Barreto (PMDB) para tratar sobre o sistema de transporte coletivo e o BRT, mas não consegue.

 

Nascimento explicou que o prefeito João esteve no Palácio de Governo ,no dia 13 de abril, quando foi recebido pelo governador Jackson Barreto. De acordo com ele, havia uma audiência agendada para a última segunda-feira (25), mas foi desmarcada pelo próprio prefeito, sob a justificativa  de que iria viajar. Uma nova audiência ficou marcada para esta sexta-feira (29).

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
27/05
21:10

Consulta Pública é realizada com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 27, a primeira consulta pública para tratar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Prefeitura de Aracaju, através desta consulta pública, teve o objetivo de reforçar a política de transparência da gestão em atuação.

As explanações iniciais foram feitas pelo diretor da Central de Orçamento da PMA, Abel Oliveira Ribeiro. Durante sua fala, Abel tratou de explicar para os presentes, entre eles representantes de associações, sindicatos, figuras públicas e sociedade civil como um todo, de que forma a Prefeitura planeja o seu orçamento anual e apresentou as principais despesas e a receita municipal, a que está em vigor (2015) e a que será apresentada na Câmara de Vereadores para avaliação e aprovação para o ano de 2016.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
27/05
10:28

Gestores municipais discutem segurança em eventos com SSP

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), já prepara toda uma logística para receber os dois grandes eventos que acontecerão no mês de Junho, na capital. Entre os dias 13 e 20, Aracaju receberá delegações estudantis de todo o mundo, que irão participar do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar na Orla de Atalaia. Já de 19 a 30, acontece o Forró Caju 2015 na praça dos mercados municipais. Com o intuito de garantir a tranquilidade de turistas, esportistas e forrozeiros, está sendo planejada uma grande operação, que deve mobilizar os órgãos de segurança do Estado.

O secretário de estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, recebeu na tarde desta terça-feira, 26, os secretários municipais da Comunicação Social, Carlos Batalha e a secretária municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, além do diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Coronel Enilson Aragão, a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Maria do Socorro Cacho e o comandante do Policiamento da Capital, Coronel Luiz, para discutirem ações e parcerias entre os órgãos de segurança municipais e estaduais, nos dois eventos.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
NewsLetter
Cadastre seu e-mail e receba novidades!




Categorias