31/01
19:01

Edvaldo Nogueira participa de reunião com a presidente do STF

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi recebido nesta terça-feira (31) pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. O encontro, do qual participaram outros 12 gestores municipais, foi solicitado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e discutiu pautas relativas à municipalidade, que estão em andamento na Corte.

 

A entidade entregou à ministra um material com todas as ações prioritárias para as prefeituras. Para Edvaldo, a audiência representou um avanço no que diz respeito à compreensão do Judiciário sobre a situação dos municípios brasileiros.


“Foi uma reunião muito produtiva, ao passo que a presidente do STF recebeu os prefeitos e se declarou municipalista, reconhecendo nossas dificuldades e se abrindo ao debate sobre as questões que enfrentamos. O STF se torna assim um grande aliado na luta pelo fortalecimento dos municípios brasileiros”, afirmou Edvaldo Nogueira.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/01
18:58

Seca: Governo Federal libera verba para 28 municípios sergipanos em estado de emergência

O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), acompanhado dos senadores Eduardo Amorim (PSC-SE) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e do deputado Valadares Filho (PSB-SE), se reuniu, nesta terça-feira (31), com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, para pedir celeridade nas ações de emergência em favor dos 28 municípios sergipanos que já decretaram estado de emergência por causa da seca no Estado.

 

O Governo se comprometeu a liberar R$ 7 milhões para forragem animal e uma verba de expansão para levar carros-pipa aos municípios.



Por sugestão de Moura, os prefeitos, a bancada de Sergipe e o governador do Estado serão convidados para uma reunião no ministério na próxima terça-feira (7) para assinar os convênios.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/01
18:55

Vereador quer diminuir recesso na Câmara

Em conversa com o BLOG DO MAX o vereador de Aracaju, Fábio Meirelles (PPS), falou sobre o início dos seus trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju.


Entre suas propostas iniciais, Fábio pretende apresentar um projeto visando reduzir o período de recesso dos vereadores da capital.

 

Dos atuais 90 dias por ano, os parlamentares ficariam com 50 dias de folga.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/01
18:42

Partido procura renovar cargo de Presidentes nos 75 municípios

O Partido Social Liberal / LIVRES, anunciou hoje a través do seu Presidente Estadual, Saulo Vieira, que já foi ativado o procedimento para escolher seus novos coordenadores municipais.



Os candidatos deverão preencher um breve formulário situado na página de Facebook do partido (https://www.facebook.com/livressergipe).


Aqueles que forem selecionados para a seguinte fase serão contatados a fim de poder combinar uma entrevista pessoal.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
31/01
09:08

Governo de Sergipe irá implantar o ensino médio integral em mais 37 escolas

Com resultados superiores à média das demais escolas estaduais, os três colégios públicos que já ofertam o ensino médio em tempo integral na Rede Estadual de Ensino têm os melhores índices de permanência do estudante, os professores trabalham com dedicação exclusiva e, consequentemente, os alunos lá matriculados apresentam os melhores rendimentos.

 

É justamente esse modelo de ensino médio – implantado com sucesso, ainda em 2009, nos colégios estaduais Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria e Ministro Marco Maciel – que o Governo de Sergipe irá implantar em mais 37 unidades de ensino da rede, possibilitando que os estudantes tenham oportunidade de cursar a última etapa da educação básica em regime integral.

 

Essa medida adotada pelo governo estadual será implementada gradativamente, a partir do ano levito 2017, em 18 das 37 unidades de ensino que foram previamente selecionadas, e visa a atender a dispositivos previstos no Plano Nacional de Educação (Lei Nº 13.005, de 25 de junho 2014) e no Plano Estadual de Educação (Lei Estadual nº 8.025/2015), os quais estabelecem que a Educação em Tempo Integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
30/01
19:52

Samu recebeu 5.440 ligações na última semana

De 23 a 29 de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) atendeu a 5.440 ligações. Dessas, foram 74 orientações por telefone. Na semana passada, o Samu realizou 215 atendimentos por Unidades de Suporte Avançado (USA), 840 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 25 por motolâncias.



O grande desafio do Samu continua sendo o expressivo número de ligações falsas, o que tem gerado transtorno na prestação do serviço à população. Na semana passada, foram registrados 1.041 trotes. Só no domingo, dia 29, foram 229 ligações falsas.

O Samu 192 Sergipe atendeu, também, a 13 vítimas de queda da própria altura e 23 vítimas por agressão física. Já em relação aos ferimentos por arma branca, foram 14 atendimentos. O serviço também atendeu a 23 vítimas por arma de fogo.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
30/01
19:26

SMTT fará readequação emergencial na avenida Anísio Azevedo para conserto de ponte

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) informa que nesta, quarta-feira 1, fará uma readequação viária de caráter emergencial na Avenida Anísio Azevedo localizada no Bairro Salgado Filho em frente ao Centro Médico Luiz Cunha.

 

O motivo desta intervenção é a recuperação do pontilhão (ponte) que será realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB).

 

O projeto prevê a recuperação do pontilhão na Avenida Anísio Azevedo com a Rua Lagarto no bairro Salgado Filho. A Emurb analisou toda a estrutura e foi constatado que há compromentimento podendo causar acidentes aos que trafegam diariamente pela região. Para reduzir os transtornos causados durante o período de obra, a equipe de Planejamento e Sistemas da SMTT junto com agentes de trânsito efetuarão os desvios necessários e auxiliarão na circulação provisória.

Leia Mais

SERVIÇO
Com.: 0
30/01
18:40

Chuvas dos próximos dias não ajudarão a recuperar barragens

O Centro de Meteorologia de Sergipe prevê, de 31 de janeiro a 13 de fevereiro, a possibilidade de chuvas, intercaladas, com características de trovoadas e volume em torno de 30 milímetros (mm).

 

Se a previsão for confirmada, deve contribuir para atenuar o calorão que anda fazendo em todo o Estado, mas não resolverá o problema da seca que atinge quase todos os 75 municípios sergipanos, sendo que 28 já decretaram situação de emergência.

 

Na cidade de Malhador, uma das mais castigadas, já há rodízio no abastecimento de água e os agricultores foram proibidos de irrigar suas plantações.

Leia Mais

COTIDIANO
Com.: 0
30/01
17:52

Edvaldo assina decreto que cria comissão que discutirá revogação do IPTU

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou, nesta segunda-feira (30), o decreto que cria a comissão de trabalho responsável pela reavaliação da lei que estabeleceu o reajuste anual de 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até 2022.

 

A constituição do grupo é um compromisso firmado pelo atual gestor municipal para viabilizar a revogação do aumento do tributo.



A comissão, formada por cinco servidores, funcionará no âmbito da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tendo a coordenação do secretário Jefferson Passos. O prazo para apresentação da conclusão dos estudos é de 90 dias.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
30/01
14:56

Prefeituras com os salários em atraso não farão carnaval

Deu no Jornal da Cidade:

 

No início do ano de 2016, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa de Melo, adotou uma medida drástica e inovadora para a época, proibindo as Prefeituras em atraso com os servidores de realizarem festas carnavalescas e outras comemorações com o dinheiro público. A medida continua em vigor.



Lembra Barbosa que o Sintese apontava, àquela época, ao menos 57 municípios sergipanos que não tinham quitado os salários de novembro/2015 ou a totalidade do 13º salário, e estariam planejando festejos grandiosos em comemoração às festas de momo.



Em sua decisão, o presidente Clóvis Barbosa expôs sua indignação ao dizer: “Nesse cenário de dívidas amontoadas, parece admissível ou racional a oferta de shows como ‘É o Tchan’, ‘Harmonia do Samba’, ‘Aviões do Forró’ e afins quando se tem servidores com remunerações em atraso e populações desprovidas de serviços públicos de qualidade? (...) Com certeza, nada disso é admissível ou racional! Na Roma antiga, aplicava-se a política do pão e circo (panem et circenses, no original em latim). Em Sergipe, muitos municípios dão o ‘circo’ para entreter... mas está faltando o ‘pão’”.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
30/01
14:48

“O prefeito já demonstrou que não sabe governar sem aumentar tributos”, diz Elber Batalha

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE, o líder da oposição na Câmara de Aracaju, Elber Batalha Filho (PSB), reafirma que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) quebrou várias promessas de campanha – inclusive em relação ao reajuste do IPTU.

 

Segundo Elber, deveria ser revogada a lei que aumentou a planta de valores dos imóveis. Ele lembra ainda que o PCdoB ingressou com uma ação pedindo exatamente a revogação deste aumento e alfineta:

 

“O autor agora virou réu. Espero que ele não mude de posição”. Confira abaixo a conversa.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
30/01
14:24

Prefeitura de Aracaju realiza hoje o pagamento dos salários de janeiro dos servidores

A prefeitura de Aracaju realizará nesta segunda-feira (30) o pagamento dos salários de janeiro dos servidores públicos municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira através das redes sociais.

 

A medida antecipa desta forma a previsão inicial de que os pagamentos começariam no dia 31 e se estenderiam até o quinto dia útil de fevereiro.

 

A ação é mais uma prova do compromisso firmado pela atual gestão de priorizar e regularizar o pagamento do servidor.  Desde agosto de 2015, ou seja, há 17 meses, o trabalhador municipal não recebia seus vencimentos dentro do mês trabalhado.

Leia Mais

PODER
Com.: 0
NewsLetter
Cadastre seu e-mail e receba novidades!




Categorias